02 janeiro 2006

Presentes tipográficos

A tipografia é uma área do conhecimento humano que se atreve a invadir outras áreas não menos complexas e, para quem faz uma aproximação séria dessa arte/ciência que tem uma tradição estabelecida de aproximadamente 500 anos, estudar é no minímo uma obrigação. Fiz algum investimento financeiro em livros sobre o tema - detalhe: o retorno é 101,5% garantido.

Quero destacar o título
'Elementos do estilo tipográfico' de Robert Bringhurst. Esse livro deu-me uma nova visão a respeito das letras e uma confirmação a respeito do que eu já sabia: os detalhes fazem toda a diferença. É óbvio que esse comentário não tem nada a acrescentar, afinal, o genial Hermann Zapf decretou: "Que esse livro seja a bíblia dos tipógrafos..."Mas fica aqui o registro de que ese livro é indispensável em uma biblioteca tipográfica que se preze.

Um outro livro com o qual me presenteei neste final de ano foi o
'Counterpunch' do tipógrafo Fred Smeijers, criador da Quadraat e sócio da OurType - o livro está a caminho, e vai ser extremamente útil para futuros projetos tipográficos. Em breve estarei publicando alguns posts sobre livros de tipografia. Aguardem!

1 Comments:

At 03 janeiro, 2006, Anonymous Anônimo said...

aguardarei...

 

Postar um comentário

<< Home