Los hermanos
O cenário tipográfico no Chile tem sido marcado por uma série de iniciativas que resultaram em alguns bons projetos. Destaque para o site (desatualizado) do Tipografia.cl, que na sua versão 3.0 (Março/Abril 2002) mostrou ao mundo a produção tipográfica de nomes como: Francisco "Pancho" Galvéz (fontes Elemental e Australis), Rodrigo Ramirez (IndoSans), Miguel Hernández (Fundamental), entre outros. Em seguida foi lançado o site (desatualizado) do Departamento de Estudos Tipográficos - DET da PUC/Chile, que convidou dois tipográficos mundialmente reconhecidos, Gerard Unger e Alejandro Lo Celso para conduzirem workshops e conferências respectivamente. O tom desse movimento tem sido o das ações coletivas que potencializam os resultados em curto espaço de tempo - não cabendo aqui questionar a qualidade final do que é produzido.
As consequências: (1) Emersão da cultura tipográfica no país, (2) Colocou o Chile no cenário tipográfico mundial, (3) Participação na construção da bienal "Letras Latinas", (4) Premiações internacionais: Francisco Galvéz (Australis - Golden Prize no Morisawa 2002) e (Elemental -Altazor 2002).
Novos coletivos estão surgindo com o mesmo propósito de difundir e estimular a produção tipográfica entre os designers chilenos. Entre eles, destaco, a Cooperativa de Fundicion Tipografica e o Cuática - um tanto imaturos, com fórmulas já usadas, mas são bacanas as iniciativas.
Conclusão: precisamos estimular - ainda mais - as iniciativas individuais e coletivas na cena tipográfica brasileira. Tenho dito!
1 Comments:
Hum..
aconteceu uma coisa engraçada quando eu li esse post...
quando eu vi Los Hermanos, me lembrei quase que automaticamente da banda...achei que era uma matéria falando do estilo da banda a coimparando com algum estilo tipográfico ou algo assim...rss
Mas, fora disso, a matéria está ótima...ond vc cosegue tanto conhecimento, rapaz (rss)
Abraços...
Postar um comentário
<< Home