23 junho 2006

Matthew Carter - Yale

Uma página que apresenta um dos projetos da velha raposa Carter. A fonte Yale foi encomendada pela Universidade do mesmo nome, e a sua ação vai do uso administrativo à sinalização do campus da instituição.

O projeto teve como base histórica de desenvolvimento os tipos cortados por Aldus Manutius, entre 1495 e 96 para De Aetna. Carter tem na sua extensa bagagem de projetos tipográficos grandes 'revivals'.

Fica a dica para incluir nos favoritos. O link está aqui.

Adam Twardoch

Adam Twardoch. É o nome por trás dos Type Techs - os eventos técnicos paralelos que rolam durante os acontecimentos tipográficos ao redor do mundo. Consultor da Pyrus para o FontLab, e o cara que sabe tudo sobre os aspectos técnicos desse editor de fontes; notadamente as demandas referentes a programação em OpenType.

Aqui tem um link para downloads de material de apresentação utilizados por ele nos seus seminários desde 1998... e claro, mais informações sobre o cidadão.

AtypI 2006 // Programa

A organização da 50ª Conferência anual da AtypI, que esse ano acontecerá em Lisboa com o tema central 'Typographic Journeys', divulgou o programa oficial do evento, bem como os acontecimentos paralelos aquele.

Henrique Nardi, do Tipocracia vai falar no primeiro dia, relatando as experiências do projeto que dissemina a cultura tipográfica pelo país. (Só falta o norte Henrique!)

Além dessa participação no eixo central da conferência, vai haver um painel o 'Brazilian Design Forum' com apresentações e debates sobre a cena tipográfica brasileira.

Quem já está com as malas arrumadas aí?! Deixe seu recado!

Thinking with type

Um livro que tem sido muito bem aceito por aqueles que estão iniciando suas pesquisas na área tipográfica e também por typedesigners mais experientes é o 'Thinking with type' da Ellen Lupton.

Um conjunto de informações que tratam de questões como anatomia, pesos, classificação, etc. e o mais bacana, o livro tem uma versão 'diet' para a internet, que além dos temas acima, traz alguns extras como o link 'tool for teachers', com um vasto material para o exercício de imersão tipográfica.

O submarino importa esse e outros livros sobre tipografia. Uma boa pedida para quem não tem cartão internacional.

22 junho 2006

H&FJ Verlag

Jonathan Hoefler e Tobias Frere-Jones, sócios da H&FJ, são nomes de peso no cenário tipográfico internacional. Seus projetos prismam pela excelência, e resgatam na era dos pixels e outlines muitas das tradições tipográficas perdidas - lei do menor esforço?! - nessa transição entre as tecnologias digital e analógica.

Seu mais recente lançamento, a Verlag, resgata um visual que nos remete aos títulos dos filmes em preto e branco da década de 40, bebendo claramente na fonte hiperracional da Escola de Bauhaus. Entretanto, fica a marca dessa união entre épocas diferentes, com o que elas tem de melhor...

A família consiste em um pack de 30 fontes (Verlag, Verlag Condensed, Verlag Compressed), com 4 pesos cada um, e seus respectivos falsos itálicos (oblíquos).

Vale a pena a adição aos favoritos como fonte de pesquisa. Aqui o link.

21 junho 2006

Font 005 + Tupigrafia 1

A FontShop, do Sr. Spiekerman - autor da Meta, entre outras - é ao lado da Linotype, a maior distribuidora de fontes do mundo. E nos últimos anos tem se movimentado no sentido de usar as ferramentas de marketing para aquecer as suas vendas e aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços.

Tenho todos os catálogos dessa empresa e mais recentemente descobri a revista editada pela FF, a Font. Recebi os cinco números - alguns dois quais tenho mais de um exemplar - todos eles com excelente conteúdo e obviamente trazendo toda a bagagem da escola européia de design.

A edição #5 traz na reportagem de capa, uma matéria sobre os grafiteiros de Nova York. Uma ação oxigenada pelos negros norte-americanos, que ganha impulso com a crescente população hispânica que divide com aqueles os guetos de NY. Assim que vi as fotos da matéria, lembrei-me imediatamente da Tupigrafia 1 - com os graffites de SP. Um vasto material para pesquisa e reflexão!

Segue o link; basta se inscrever e esperar uns 30 dias para receber seu exemplar. É de grátis.